DREYFUS, André

 

     Nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 1897. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1919. Ligando-se aos irmãos Osório de Almeida e tomando conhecimento do movimento que então se desenvolvia no sentido da aproximação com a nova conceituação da ciência - e o correlato abandono do entendimento oitocentista, tornado predominante pela influência positivista --, resolveu secundá-lo na área de sua especialidade. Para esse fim criou o curso livre de Histologia e Embriologia, que obteve enorme sucesso. Em 1927, transferiu-se para São Paulo a fim de integrar o Corpo Docente da Faculdade de Medicina. Com a organização da USP, fixou-se no Departamento de Biologia Geral da Faculdade de Filosofia. Nessa condição, tornou-se pioneiro nos estudos de genética, tendo formado toda uma geração de pesquisadores. Singulariza-o o fato de que, a exemplo de Amoroso Costa e outros líderes do mesmo movimento, deu-se conta das implicações filosóficas de todo o processo. Para coroá-lo de êxito, buscou remontar aos primórdios do evolucionismo, a fim de criticar seus fundamentos (lamarkianos, haeckelianos, etc.) e procurar familiarizar seus discípulos com as novas bases da genética. Soube transmitir essa valorização da filosofia a diversos de seus discípulos, entre estes Antonio Brito da Cunha. De seus trabalhos deu conta sobretudo em publicações periódicas. Recebeu altas distinções acadêmicas e honoríficas, sendo escolhido representante da América Latina no Comitê Permanente dos Congressos de Genética. Faleceu em São Paulo em 1952.

Bibliografia:

Contribuição para o estudo do ciclo cromossômico e da determinação do sexo de determinadas espécies.  São Paulo, 1927.

Vida e universo e outros ensaios.   São Paulo : Nacional, 1934.  192 p.  (Biblioteca Pedagógica Brasileira.  Série, IV.  Iniciação Científica, 5).

Estudos sobre o autor:

CUNHA, Antonio Brito da.  André Dreyfus.  Estudos Avançados, São Paulo, v. 8,  n. 22,  p. 185-188, 1994.

MAIA, Jeronimo.  Dreyfus.  Mossoró : Ed. Comercial, 1957.  23 p.  (Coleção Mossoroense.  Série B, 36).

VAZ, Zeferino.  André Dreyfus.  In : PAVAN, C., CUNHA, A. Brito da.  Elementos de genética.  São Paulo : Nacional/EDUSP, 1966.